A participação nas eleições é obrigatória para todos os cidadão brasileiros, o título de eleitor é um documento que informa a zona eleitoral, colégio e número de inscrição, já é possível utilizar este documento por meio do aplicativo e-titulo, apenas quando solicitado no cartório eleitoral, desta maneira a maioria dos documentos ainda são impressos e plastificados.

Aqui vamos te ensinar a como você pode tirar seu título de eleitor online e usar o documento através do aplicativo para celular. Você também vai saber como transferir seu título de eleitor para outro local de votação e também como regularizar seu título de eleitor.

Veja: Como tirar seu título de Eleitor Online

No Portal do Tribunal Superior Eleitoral, é possível realiza várias ações como justificativa de voto e verificação do local de votação, o acesso ao portal e aplicativo deve ser feito apenas com número do CPF, por isso se esqueceu o local de votação, ou não sabe o número da inscrição do título de eleitor basta verificar no site digitando o número do CPF.

Já o aplicativo não deve ser acessado por todos apenas pelos eleitores que solicitaram a versão do título com QR-Code, em alguns cartórios ainda é realizada a plastificação do documento o que impede utilização do código. Também não existe possibilidade de fazer o processo de registro de um novo eleitor para jovens e estrangeiros naturalizados isso porque a biometria deve ser feita no cartório eleitora.

Quem pode tirar o título de eleitor?

O título de eleitor é um documento obrigatório para todos os brasileiros a partir dos 18 anos de idade, no entanto é possível participar das eleições a partir dos 16 anos de idade, também os brasileiros que residem em outro país pode participar das eleições indo até a embaixada, os estrangeiros naturalizados brasileiros também devem providenciar o título de eleitor.

  • Brasileiros a partir dos 16 anos de idade.
  • Brasileiros com 18 anos de idade completos.
  • Estrangeiros que foram naturalizados.
  • Brasileiros que residem em outros países (devem comparecer a embaixada ou justificar o voto por meio do portal).

Documentos necessários para tirar o título de eleitor?

Para tirar o título de eleitor é necessário apenas documentos de identificação com filiação, nome do pai e da mãe, desta maneira não é preciso um documento com foto já que será realizado o cadastro biométrico, além do RG ou Novo CPF também são aceitas Carteira da OAB e Certidão de Nascimento, para escolha do local de votação será necessário uma correspondência com o endereço atual do eleitor. Confira, os documentos necessários para tirar o título de eleitor :

  • Novo CPF.
  • RG- Documento de Identidade.
  • Comprovante de Residência ( conta de água, conta de luz, fatura de cartão de crédito, conta de telefone).
  • Carteirinha de órgão registrado , exemplo a carteirinha da OAB.
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento.

Como tirar o título de eleitor online?

Não é possível tirar o título de eleitor 100% Online, isso porque a leitura da biometria deve ser feita no cartório eleitoral, mas é necessário fazer o agendamento por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral ou Poupatempo, basta fazer o cadastro das informações e comparecer na data e local indicados para tirar o título de eleitor. Veja, passo a passo:

  1. Entre no endereço do Tribunal Superior Eleitoral: www.tse.jus.br/servicos-eleitorais.
  2. No menu “Autoatendimento” vai aparecer uma página com botões , clique no botão azul, Título de Eleitor, na lista da página clique no item número um “Tire o seu título eleitoral”.
  3. Preencha as informações: filiação, data de nascimento e nome completo. Compareça ao Cartório Eleitoral próximo da sua residência para coleta da biometria.

APP Título de Eleitor

O aplicativo Título de Eleitor oferece menu para o serviço de atendimento e justificativa dos fotos, todas as funcionalidades do portal, no entanto é necessário solicitar o formato de aplicativo no Cartório Eleitoral, sendo que o formato impresso ainda não possui QR-Code.

Como regularizar o Título de Eleitor

Para regularizar título de eleitor é preciso estar quites com as obrigações militares, tribunal de justiça eleitoral e ter cumprido pena judicial , no caso de condenação ou funcionário publico condenado por conduta desonesta deve ser providenciada nova coleta de digitais.

Já para os eleitores que não compareceram ao local de votação será necessário pagamento de multa e justificativa do voto por meio do Portal do Tribunal Superior Eleitoral, no caso de três eleições sem justificativa o título de eleitor deve ser cancelado ou suspenso e o eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral para coleta da biometria.

O valor da multa para quem não votou é de R$3,51, o valor fica acumulado quando ocorre segundo turno, desta maneira será necessário pagar R$ 7,01 caso o eleitor não tenha comparecido no primeiro e segundo turno, o valor é o mesmo para quem ficou mais de três anos sem votar, no entanto não é contabilizado os três turnos para suspensão e cancelamento do título.

Como transferir Título de Eleitor

A transferência de Título de Eleitor é realizada quando o cidadão muda de residência e pode ser feita totalmente online, sem a necessidade de coleta de uma nova biometria, no entanto será necessário alterações no modelo impresso do título já que possui zona eleitoral e colégio, identificando o local da votação.

Os eleitores que fizerem atualização do endereço de forma eletrônica poderão imprimir o documento ou consultar a qualquer tempo o local de votação no portal ou aplicativo, no dia da votação é necessário comparecer ao local de votação com o RG, um documento com foto.