A CNH Social Gratuita é um programa que recebe incentivo do Governo Federal com o objetivo de formação de condutores para trabalhar em atividades que exigem a Carteira de Habilitação, o incentivo tem origem em uma pesquisa do SEST e SENAT que identificou mais de cem profissões que necessitam da carteira de Habilitação.
O alto custo da CNH reduz as possibilidades de trabalho para perfis como o de vendedores, empreendedores e autônomos, além de outras profissões CLT como é o caso de motoristas de empilhadeiras para o setor de construção e logística, este último deve ter um aumento na demanda de empregados já que o setor de logística tende a crescer com a internet e lojas virtuais, o armazenamento de produtos deve ser cada vez maior, seguindo uma tendência de redução do estoque nas lojas físicas, contudo mesmo para direção de pequenas empilhadeiras é necessário CNH e autorização.
Em alguns estados brasileiros a CNH Gratuita é um programa do governo com inscrições periódicas, principalmente no norte e nordeste do país , em todos os estados onde existe a CNH Gratuita é necessário a solicitação para participação no programa junto ao Centro de Assistência e Referência Social (CRAS) e podem participar os integrantes do Programa Bolsa Família.
Saiba mais sobre CNH Gratuita neste artigo !
Veja também: Como cadastrar a CNH Digital
Quem pode participar da CNH Gratuita?
Em todos os estados brasileiros somente pessoas com cadastro nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) podem participar dos programas CNH Social, em alguns estados da Região Norte e Nordeste o conteúdo da prova teórica e introduzido por meio de formação profissionalizante, desta maneira a busca é pela redução do valor da CNH para os jovens de escolas públicas.
Quais os estados participam do CNH Social?
A maioria dos estados que possuem programas de incentivo para tirar CNH Gratuita estão localizados na região norte e nordeste do país, nestes estados existe um crescimento da empregabilidade em profissões da atualidade que oferece oportunidades para jovens de baixa renda, é o caso dos Mototáxi, uma modalidade de transporte que foi autorizada e criada no final da década de noventa.
Em alguns estados também existe a possibilidade para os jovens de reduzir os custos com a emissão da CNH, com a introdução do conteúdo teórico em disciplina e horário concomitante ao da escola. Veja, os estados que tem programas relacionados a CNH Popular e CNH Social:
Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas (apenas na capital Manaus), Bahia, Ceará, Roraima, Rondônia, Pará.
Região Nordeste: Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Região Centro-oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.
Requisitos para fazer a inscrição?
Em todos os estados é preciso realizar cadastro do Número de Inscrição Social (NIS), com o NIS ativo o candidato a condutor deve realizar inscrição no programa correspondente ao estado onde reside no site do DETRAN ou endereço virtual, o site deve identificar a inscrição no Cadastro Social.
Como fazer inscrição CNH Social?
Depois de realizar a inscrição no Cadastro Social é só aguardar a lista de chamada para os perfis aprovados no programa. Veja , passo a passo inscrições para CNH Social no estado do Ceará:
- Após realizar inscrição no CRAS o futuro condutor deve entrar na página do programa para participar da seleção: www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/solicitar-cnh-social.
- Depois de acessar a página e preencher o cadastro o condutor deve aguardar a lista de perfil aprovado para o programa, será considerada as informações cadastradas e o inscrição no Cadastro Único.
- Após a publicação dos aprovados o condutor deve comprovar as informações do cadastro e iniciar o curso para condutores no local e horário indicados.
Como ver resultado da CNH Social?
O resultado da aprovação de perfil deve ser publicado no mesmo endereço onde o condutor fez o cadastro, na aprovação do perfil deve ser considerado o número de vagas para participar do programa e a inscrição no CADUNICO (Cadastro Único).
O Cadastro Único é um cadastro realizado apenas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), ele serve para participar de Programas do Governo, como o Bolsa Família, Bolsa Escola e em alguns estados a CNH Gratuita, o número de vagas para curso de condutores deve ser disponibilizado apenas para as famílias carentes por isso é necessário realizar a inscrição.
Os futuros condutores que já possuem CADUNICO ou que fazem parte de grupo cadastrado com NIS Ativo devem preencher formulário no site indicado pelo DETRAN e informar o NIS que é o Número de Inscrição Social ou responder a questão: Recebe Bolsa Família? ou É integrante de grupo familiar com NIS ativo?
Apenas responda sim se tiver o cadastro ativo, caso o cadastro tenha sido cancelado será necessário comparecer novamente ao CRAS para ativação, e informar número de pessoas que residem na mesma casa. O condutor também poderá solicitar o cadastro no CRAS ou prefeitura da cidade apenas para tirar a CNH Gratuita.